Notícias

No Dia Nacional do Surdo, INSS destaca ferramentas de inclusão

Central de Atendimento em Libras (CAL), transmissões ao vivo e a tecnologia VLibras auxiliam na prestação de serviços

O mês de setembro é marcado por celebrações importantes para as pessoas com deficiência auditiva. Na última segunda-feira (23), foi comemorado o Dia Internacional da Língua de Sinais, já hoje (26) é o Dia Nacional do Surdo. Em abril deste ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) efetivou a implantação da Central de Atendimento em Libras (CAL), um marco importante na jornada da autarquia pela inclusão e garantia dos direitos de todos os cidadãos brasileiros.

Embora ainda esteja em fase de expansão, dezenas de segurados já foram atendidos em todo o país por meio da CAL. Funciona assim: o intérprete ou representante da pessoa surda liga para a Central 135 e solicita o agendamento. No dia e hora marcados, o solicitante comparece à Agência e é atendido em Libras, por um servidor capacitado, por meio de videochamada.

Até o momento, seis agências já possuem salas equipadas para prestar esse serviço em Libras: Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Sorocaba (SP), São Paulo (SP) e duas em Maceió (AL). Nas demais localidades, a pessoa surda ou com deficiência auditiva pode ser acompanhada pelo seu intérprete ou tradutor de Libras em qualquer atendimento junto ao INSS, conforme ratifica a Portaria DIRBEN/INSS nº 1.027, de 28 de junho de 2022.

Ainda este ano, a Central de Atendimento em Libras será expandida para ofertar atendimento presencial nas cidades que já possuírem servidores capacitados. Outra meta para 2024 é viabilizar o atendimento às pessoas surdas de forma totalmente remota nos grandes centros urbanos do Brasil, sem que haja a necessidade de deslocamento até uma agência do INSS.

Além da CAL, o Instituto tem se envolvido em outras ações de inclusão. Tanto o site quanto o aplicativo Meu INSS possuem o suporte da VLibras, um conjunto de ferramentas que fazem a tradução das páginas para a Língua Brasileira de Sinais. O canal oficial do INSS no YouTube também tem promovido transmissões ao vivo inteiramente em Libras desde 2023, como “Direitos previdenciários para a comunidade surda”, disponível para acesso ainda em 2024.

O atual coordenador da CAL, José Wilker, tem participado ativamente de todo esse processo. Ele destaca que a Central é um instrumento de inclusão social que está se adaptando às necessidades das pessoas surdas, de modo a garantir equidade no atendimento previdenciário. “Como a maior distribuidora de renda no Brasil, a Previdência Social inclusiva tem o poder de transformar os cidadãos em pessoas autônomas, independentes e, não menos importante, possibilitando que sejam participativas nas decisões governamentais voltadas à garantia de direitos das pessoas com deficiência, dentre elas, as pessoas surdas”, enfatiza.

Cristiane Ribeiro (estagiária da ACS/SRNE), sob supervisão de Roneymar Alves (ACS/SRNE)

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

08/2024 09/2024 10/2024
IGP-DI 0,12% 1,03% 1,54%
IGP-M 0,29% 0,62% 1,52%
INCC-DI 0,70% 0,58% 0,68%
INPC (IBGE) -0,14% 0,48% 0,61%
IPC (FIPE) 0,18% 0,18% 0,80%
IPC (FGV) -0,16% 0,63% 0,30%
IPCA (IBGE) -0,02% 0,44% 0,56%
IPCA-E (IBGE) 0,19% 0,13% 0,54%
IVAR (FGV) 1,93% 0,33% -0,89%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.7947 5.7965
Euro/Real Brasileiro 6.0976 6.1125
Atualizado em: 15/11/2024 12:56