Com o objetivo de discutir a ampliação e o desenvolvimento do sistema da Nota Fiscal Eletrônica, representantes de diversos Estados estarão reunidos amanhã (17), às 9 horas, no hotel Embaixador em Porto Alegre. Os representantes de várias Secretarias da Fazenda debaterão diversas formas de integração no processo que está sendo implantado em todo o país, em especial devido à obrigatoriedade para diversos setores. Simplificando as obrigações acessórias, a Nota Fiscal Eletrônica otimiza os processos de faturamento, guarda de documentos, controle e logística, além de reduzir o número de documentos em papel, contribuindo para a redução de custos e estímulo aos negócios.
Graças à excelência de seu sistema, o Rio Grande do Sul passou a colaborar com outros Estados na autorização da Nota Fiscal Eletrônica, via SEFAZ VIRTUAL-RS, tendo firmado convênio com os Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e Rondônia.
O número de Notas Fiscais Eletrônicas emitidas alcança 4,7 milhões autorizadas para contribuintes do Rio Grande do Sul e 3,6 milhões para os contribuintes dos Estados conveniados no serviço de SEFAZ VIRTUAL-RS, totalizando uma movimentação financeira global R$ 194 bilhões.